Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Mais uma FARSA,Caminhão cheio de corpos de crianças foi apreendido

É verdade que um caminhão de uma gangue de traficantes de órgãos foi apreendido cheio de corpos de crianças no México?
A notícia apareceu na web brasileira na primeira quinzena de dezembro de 2016 e trata de um assunto muito sério: O tráfico de órgão humanos!
De acordo com o texto que se espalhou através das redes sociais (e, sobretudo, no WhatsApp), um caminhão teria sido preso em uma operação realizada pela polícia militar no México, mas o que teria chamado a atenção das autoridades foi a enorme quantidade de crianças mortas encontrada no interior do veículo!
A notícia ainda afirma que um exame feito nos corpos descobriu que as cri
anças mortas não tinham mais os órgãos. O motorista Javier Guzman Torres teria dito aos policiais que estava apenas conduzindo os mortos, mas que teria sido contratado para fazer o transporte.
As duas fotos abaixo se espalharam junto com o texto para comprovar a veracidade da história, mas será que isso aconteceu mesmo?
Será que isso é verdade ou farsa?
 
 
Apesar do tráfico de órgãos ser uma realidade em vários países, essa notícia é falsa!
Uma busca pelas imagens que foram usadas para ilustrar esse boato nos mostra que elas foram retiradas de dois fatos distintos:
A primeira, que mostra vários corpos dentro de um caminhão, é de abril de 2011, quando descobriu-se valas comuns com 120 corpos enterrados. O caso aconteceu no México, mas nada tem a ver com tráfico de órgãos e não havia crianças entre os mortos. As investigações feitas na época descobriram que as mortes estavam relacionadas a um cartel de drogas.
Já a segunda foto, que mostra várias crianças no chão, é de um ataque ocorrido na Síria em agosto de 2013. Rebeldes sírios afirmam que essas pessoas (crianças e adultos) foram mortas em um ataque com gás tóxico por forças pró-governo em Ghouta oriental, na periferia da capital Damasco.
Uma busca nos principais jornais mexicanos e brasileiros não nos retorna nenhuma notícia a respeito. É claro que uma notícia como essa, se fosse verdadeira, estaria em todos os programas sensacionalistas na TV, no rádio e em todos os jornais….
Além disso, o inventor dessa notícia falsa tomou o cuidado de não colocar a data em que o fato teria ocorrido. Dessa forma, essa e-farsa poderá voltar a circular novamente ano após ano, e quem a ler pela primeira vez poderá achar que se trata de algo recente (mesmo daqui uns anos).

Conclusão

O tráfico de órgãos é um crime que ainda existe em muitos países, mas essa notícia é falsa! Alguém juntou fotos de dois fatos ocorridos em datas e em locais diferentes e inventou essa balela!
Polícia mexicana encontra vários corpos de crianças dentro de um caminhão! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe