Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

😲🤔Após vice chamar de 'jabuticaba' o 13º, Bolsonaro diz que só quem desconhece a Constituição critica benefíc


Após vice chamar de 'jabuticaba' o 13º, Bolsonaro diz que só quem desconhece a Constituição critica benefício

General Mourão questionou nesta quarta (26) no RS: 'Se a gente arrecada 12, como é que nós pagamos 13?'. Criticar 13º é 'ofensa a quem trabalha', afirmou Bolsonaro no Twitter.

   O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), disse nesta quinta-feira (27) em sua página no Twitter que só critica o 13º salário quem desconhece a Constituição. Ele ainda classificou a crítica ao 13º como uma "ofensa" a quem trabalha.
Em palestra nesta quarta (26) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (RS), o general Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente na
chapa de Bolsonaro, defendeu pensamento liberal na economia e discursou contra fatores que, segundo ele, encarecem a contratação de mão de obra. Nessa fala, ele chamou o 13º de "jabuticaba". No fim da tarde, divulgou nota na qual disse que teve a declaração intepretada de forma "equivocada" e de forma "descontextualizada".
"Temos algumas jabuticabas que a gente sabe que são uma mochila nas costas de todo empresário. Jabuticabas brasileiras: 13º salário. Se a gente arrecada 12, como é que nós pagamos 13? É complicado. E é o único lugar onde a pessoa entra em férias e ganha mais. É aqui no Brasil. Então, são coisas nossas. A legislação que está aí é sempre aquela visão dita social, mas com o chapéu dos outros, não é com o chapéu do governo", afirmou.
Nesta quinta (27), Bolsonaro publicou no Twitter: "O 13° salário do trabalhador está previsto no art. 7° da Constituição em capítulo das cláusulas pétreas (não passível de ser suprimido sequer por proposta de emenda à Constituição). Criticá-lo, além de uma ofensa a quem trabalha, confessa desconhecer a Constituição".
Declaração 'descontextualizada'
No final da tarde, a assessoria de Mourão divulgou nota na qual afirma que a declaração dele sobre o 13º salário foi "descontextualizada" ou "interpretada de forma equivocada".
"O contexto foi em torno do planejamento gerencial necessário para que o 13º salário seja pago, ou seja, governos e empresários devem reservar, ao longo do ano, recursos de modo a fazer frente à despesa. Trata-se de um custo social, que faz parte do chamado custo Brasil", diz o general.
Segundo a nota, a declaração não representa uma proposta da coligação em relação ao 13º salário.
"A ponderação feita, a partir de uma comparação do Brasil com outros países, não remete a qualquer proposta da coligação quanto à mudança dos benefícios assegurados por lei aos trabalhadores brasileiros. Apenas lembra que é preciso provisionar o pagamento, independentemente de uma ação específica de apoio do Governo", diz o texto
Leia a íntegra da nota divulgada pela assessoria de Mourão:
Prezados colegas de imprensa.
O General Hamilton Mourão esclarece que mais uma vez sua fala foi descontextualizada ou interpretada de forma equivocada por um veículo de comunicação, nesta reta final de campanha eleitoral.
"O contexto foi em torno do planejamento gerencial necessário para que o 13º salário seja pago, ou seja, governos e empresários devem reservar, ao longo do ano, recursos de modo a fazer frente à despesa. Trata-se de um custo social, que faz parte do chamado custo Brasil".
Ele reforça:
"A ponderação feita, a partir de uma comparação do Brasil com outros países, não remete a qualquer proposta da coligação quanto à mudança dos benefícios assegurados por lei aos trabalhadores brasileiros. Apenas lembra que é preciso provisionar o pagamento, independentemente de uma ação específica de apoio do Governo. E, que ainda assim, os brasileiros, os empresários e o Governo arcam com o bônus e o ônus dessa realidade. Espera-se que no Brasil, no futuro, com Jair Bolsonaro presidente, os trabalhadores tenham melhores salários, condizentes com as necessidades".
'Fuzilar a petralhada'
Nesta quarta-feira (26), o oficial de Justiça Luiz Filippe Simões Mensorio informou ao Supremo Tribunal Federal que não conseguiu notificar o deputado federal e candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, para que ele explique a declaração sobre "fuzilar a petralhada".
Em 1º de setembro, durante evento de campanha em Rio Branco (AC), Bolsonaro declarou: "Vamos fuzilar a petralhada toda aqui do Acre!". Em razão das declarações, a coligação do PT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu que Bolsonaro responda por injúria eleitoral, incitação ao crime e ameaça.
O local determinado para a notificação era o gabinete do deputado, na Câmara. Agora, caberá ao relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, decidir se aguarda a alta médica ou se manda notificar o parlamentar no hospital.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe