Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Todos os governadores eleitos do RJ nos últimos 20 anos foram presos

Com a prisão de Luiz Fernando Pezão (MDB) na manhã desta quinta-feira (29), todos os governadores eleitos do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos foram ou estão presos. A lista inclui ainda Anthony Garotinho (PRP), Rosinha Garotinho (Patriota) e Sérgio Cabral (MDB).
Benedita da Silva (PT) assumiu o governo do Estado do Rio em 2002, quando Garotinho deixou o cargo para concorrer à Presidência, e é a única do período que não foi presa.
Pezão é acusado de ter sucedido o ex-governador Sérgio Cabral em um esquema de corrupção na administração estadual. A PGR (Procuradoria-Geral da República) alega que Pezão recebeu mais de R$ 25 milhões, em espécie, entre 2007 e 2015, em propina.
O governador foi detido no Palácio das Laranjeiras e deve ser transferido para o BEP (Batalhão Especial Prisional de Niterói).
Cabral foi preso em novembro de 2016 e, somadas todas as condenações, sua pena já ultrapassa os 170 anos de reclusão. O ex-governador cumpre pena na penitenciário de Bangu 8. Ele é condenado na Lava Jato e réu em diferentes processos. Acusado pelos crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e pertinência à organização criminosa.
Anthony Garotinho (PRP) e Rosinha Garotinho (Patriota) foram presos em novembro de 2017 por terem cometido crimes eleitorais, de acordo com o Ministério Público. Eles teriam recebido dinheiro ilícito para o financiamento de campanhas do grupo político do casal em Campos dos Goytacazes (RJ). O casal nega os crimes.
No total, Garotinho foi preso três vezes. A primeira ocorreu em novembro de 2016 durante a operação Chequinho, da Polícia Federal, que investiga o uso eleitoral do programa Cheque Cidadão e combate crimes eleitorais em Campos, no norte fluminense, onde o ex-governador atuava como secretário de governo da prefeitura. A segunda prisão ocorreu em setembro de 2017, a alegação da Justiça é a de que Garotinho estaria ameaçando testemunhas e atrapalhando as investigações da PF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe