Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

terça-feira, 19 de junho de 2018

Decoração junina: veja a rua campeã de concurso em Humildes , Feira de Santana

As premiações serão entregues nos dias 23 – para a vencedora entre os povoados, e no dia 24, para a campeã entre as concorrentes da sede.

Decoração junina: veja a rua campeã de concurso em Feira de Santana 
Nailton Santos
Foi um microcosmo de uma festa de São João à antiga. Os moradores da rua Fernando Alves, em Humildes, que venceu o concurso da rua mais caracterizada para os festejos juninos, evento este idealizado pelo vereador Fabiano da Van ,onde proporcionou um show de criatividade, de como bem receber os visitantes e animação durante a avaliação, realizada sábado à tarde.
A segunda colocada foi a rua do Fogo, cujos moradores também capricharam na decoração e na animação. Foram observados os seguintes quesitos: organização, criatividade, limpeza e pontualidade. Foram julgadas ruas da sede distrital e de povoados.
As premiações serão entregues nos dias 23 – para a vencedora entre os povoados, e no dia 24, para a campeã entre as concorrentes da sede. Receberão comidas e bebidas típicas do período e uma atração para animar o São João destes locais.
A rua tinha muito mais a apresentar do que as tradicionais bandeirolas. À entrada da rua, um casal de noivos à matuta estava pronto para realizar a cerimônia, numa capelinha montada metros adiante. O acompanhou, um trio de forrozeiros e uma pequena multidão de animadas testemunhas.
Resgate das tradições juninas
À porta de várias residências foram colocadas mesas fartas, com comidas e bebidas típicas do período, como bolos, amendoim, laranjas e tangerinas, doces e licor de sabores diversos. Para Vandileusa Santos, que mora na rua campeã, o concurso contribui para o resgate das tradições juninas. “É a nossa cultura sendo reavivada”.
Participação de todos
A dona de casa Vânia da Silva, que colocou uma mesa farta no seu passeio, disse que os moradores se esforçaram para resgatar uma tradição. “E acho que conseguimos porque a participação de todos foi emocionante”.
Fortalecimento da cultura regional

O vereador Fabiano da Van disse que ficou muito satisfeito com a dedicação e o compromisso com que os moradores se envolveram nesse desejo de resgate da cultura junina e enfatizou que tem cumprido seu mandato nas buscas de melhorias para o distrito e no compromisso de valorizar e elevar o Cultura da comunidade.
O secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, comentou que o concurso contribui para fortalecer a cultura sertaneja. “Vimos que muitas crianças participaram do concurso, detalhe que nos dá a certeza de que a nossa cultura vai muito mais adiante”.
Além do secretário, participaram da comissão julgadora Antônio César Aquino, Mirela Carvalhal Pinheiro e Carlos José dos Santos.
 



Fotos: Cau Preto/Secom

Compartilhe