Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Primeira imagem da variante ômicron revela mais que o dobro de mutações que a delta

 Representação computadorizada da nova cepa foi feita por um hospital italiano e mostra a concentração de alterações na proteína S do coronavírus.

Pesquisadores dizem ainda ser cedo para conclusões e que ter mais mutações não significa necessariamente que sejam mais perigosas.

A primeira imagem da variante ômicron do coronavírus revelou mais que o dobro de mutações que a da variante delta. Veja no modelo acima.

A representação computadorizada desta nova cepa foi feita por pesquisadores do hospital Bambino Gesù de Roma, na Itália, que disseram ainda ser cedo para tirar conclusões (leia mais adiante).

A variante ômicron – também chamada B.1.1529 – foi identificada pela primeira vez na África do Sul, pelo sistema de vigilância das autoridades sanitárias do país.

No modelo divulgado pelo hospital italiano – que destaca a proteína S (spike) – é possível notar uma maior concentração de mutações (os pontos vermelhos, com maior variabilidade, e a área cinza onde não há variação).

A proteína S é a que forma a "coroa" do vírus, e funciona como "chave" na hora de se acoplar às células humanas para sua replicação e infecção – é nela que muitas vacinas agem.



Ainda é cedo para conclusões
Os pesquisadores do hospital Bambino Gesù disseram, em um comunicado, que o modelo tridimensional revela "muito mais mutações" na ômicron, mas que ainda é cedo para tirar conclusões.

"[Ter mais mutações] não quer dizer automaticamente que são mais

Atuais vacinas podem ser ineficazes contra variante ômicron, adverte Moderna

 

Stephane Bancel declarou, em uma entrevista publicada nesta terça-feira, que os dados sobre a eficácia das vacinais contra a nova cepa estarão disponíveis nas próximas duas semanas, mas que os cientistas não são otimistas




As vacinas contra a covid-19 desenvolvidas até agora podem ter dificuldades para combater a variante ômicron e levará meses para desenvolver um novo imunizante eficaz contra esta cepa, afirmou o CEO do laboratório americano Moderna ao jornal Financial Times.

Stephane Bancel declarou ao jornal, em uma entrevista publicada nesta terça-feira, que os dados sobre a eficácia das vacinais contra a nova cepa estarão disponíveis nas próximas duas semanas, mas que os cientistas não são otimistas.

"Todos os cientistas com quem conversei... sentem que 'isto não vai ser bom'", disse ao jornal.

A advertência de Bancel coincidiu com uma reunião de

Mulher de 18 anos é presa com fuzil, pistolas e drogas em ônibus na BR-116

 Foram apreendidos 78 munições de grosso calibre; 06 armas de fogo; 12 carregadores e mais de 20 Kg de cocaína que seguiam de São Paulo para Feira de Santana.

Polícia Rodoviária Federal segue combatendo o crime organizado e mais uma grande apreensão foi registrada na noite desta quarta-feira (01), em Vitória da Conquista, distante 520 quilômetros de Salvador.

Os policiais realizavam fiscalização de combate à criminalidade no Km 830 da BR-116, quando foi dada ordem de parada a um ônibus que seguia de São Paulo (SP) com destino a Macéio (AL). Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, a equipe decidiu aprofundar à fiscalização no ônibus.




   O cão farejador da PRF K9 Kaleu sinalizou que dentro de uma mala havia ilícitos. Os PRFs revistaram a bagagem e encontraram tabletes de cocaína e mais armas e munições. Foi realizada a checagem da bagagem e identificada a responsável pelo transporte dos ilícitos.

Ao todo foram apreendidos os seguintes materiais: 1 fuzil 5.56, de

Compositor feirense é encontrado morto no bairro Parque Ipê em Feira de Santana

 O corpo foi achado dentro de um ponto comercial, onde ele comercializava bebidas e tinha uma banca de jogo do bicho.

Foi encontrado morto, na tarde desta quinta-feira (2), dentro de um ponto comercial, localizado na Rua Água Verde, bairro Parque Ipê, em Feira de Santana, o compositor feirense Jorge Silva de Oliveira, de 56 anos, conhecido como Jorge Dyra.

Foto: Arquivo Pessoal

Ele foi visto por familiares e amigos, pela última vez, na última terça-feira (30). Segundo informações da polícia, a vítima morava no local, onde comercializava bebidas e tinha uma banca de jogo do bicho.

O compositor foi achado sem vida sentado em uma cadeira plástica. A delegada Fernanda Gabriela Braga efetuou o levantamento cadavérico juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A Polícia Civil irá investigar as circunstâncias da morte. O compositor era bastante conhecido em Feira de Santana, e já compôs músicas para artistas e bandas conhecidas, como Limão com Mel. 

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
 

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Vacinação contra a Covid-19 no Shopping Popular e nas unidades de saúde nesta sexta (3)

 Veja público e horários.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira, 3, no Shopping Popular Cidade das Compras e nas unidades de saúde. Confira os grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS (NASCIDOS ATÉ 3 DE DEZEMBRO DE 2003)

A vacinação para esse público pode ser realizada no Shopping Popular e na Unidade de Saúde da Família, Parque Ipê I, II e III, vinculada ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.

PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES ENTRE 12 E 17 ANOS

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem receber a primeira dose

Criança fica com a mão presa em escada rolante de loja em Feira de Santana

 




Após o acidente, menino de 4 anos foi atendido no Hospital Emec. Não há detalhes sobre o estado de saúde da criança.

Caso Carnaval não aconteça, valor de abadás só deve ser ressarcido no final de 2022

 Quem investiu em alguma opção para curtir a folia em 2022 está tão preocupado quanto os empresários, com a indefinição sobre o Carnaval de rua por parte do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador.




Isto porque o reembolso dos blocos e abadás, assim como de outras festas que forem adiadas ou canceladas devido à pandemia da Covid-19, tem previsão de ressarcimento até 31 de dezembro de 2022.

 

Com a prorrogação da Medida Provisória 1036/21, que foi editada durante a pandemia para não lesar de forma drástica o setor de entretenimento que teve seus eventos cancelados para garantir o controle da doença, o valor gasto para curtir o Carnaval pode demorar a retornar para o bolso.

 

Ao Bahia Notícias, Flavia Marimpietre, mestre em Direito Econômico pela UFBA e professora de Direito do Consumidor na Faculdade Baiana de Direito e Gestão, explicou o cenário que os foliões devem encontrar caso a MP seja prorrogada por mais um ano.

 

"Se existe uma medida provisória, que estende as regras até o final próximo ano, infelizmente terá que ser cumprida", afirma. 

 

Contudo, a possibilidade do consimidor de conseguir reaver o valor investido

'ACM, meu amor': Após 32 anos, Neto resgata jingle do avô para campanha ao governo

 O jingle que embalou a campanha de Antônio Carlos Magalhães em 1990 será a trilha da campanha de ACM Neto após 32 anos.

O ex-prefeito de Salvador resgatou o samba reggae composto por Gerônimo e Vevé Calazans e apresentou ao público nesta quinta-feira (2), durante o evento de pré-lançamento de sua candidatura ao governo da Bahia, uma versão repaginada da faixa cantada por Zé Carlos, o Besouro.

 

Em sua nova versão, a equipe de campanha de Neto explora a figura de ACM de forma a tentar desvincular a imagem negativa criada pelo lado adversário nos anos em que o ex-prefeito esteve a frente de Salvador.

 

O vídeo ainda traz imagens de Neto mais novo em ato político com ACM. Momentos após a exibição do vídeo, o pré-candidato ao governo da Bahia se emocionou com as imagens.

 

"Quero prestar uma homenagem ao meu avô, que sempre foi movido por esse amor e continua me inspirando até hoje. Cresci vendo ACM lutar pela Bahia, pelos baianos. Às vezes ele comprava brigas demais, mas era para defender o nosso estado. Ele projetou talentos, realizou governos transformadores e é em ACM que encontro o exemplo de que a Bahia pode mais", disse durante o evento.


Gerônimo ganhou um processo contra a TV Bahia por uso indevido do jingle em 2013. Em 2013, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que a TV Bahia pagasse R$ 50 mil ao cantor Gerônimo por danos morais, após a emissora utilizar a canção sem pagar os direitos autorais aos compositores. Além do valor, Gerônimo exigia que a emissora divulgasse por três dias o seu nome e o de Vevé Calazans como os compositores do jingle (leia aqui).

 

Segundo o artista, havia um acordo com ACM que autorizava ele a utilizar a peça publicitária à vontade enquanto estivesse vivo. No entanto, a música foi utilizada pela TV Bahia após a morte do ex-governador, que ao ser cobrada pelos direitos autorais, teria se recusado a pagar.

Vitória anuncia compra definitiva do volante João Pedro

 O Vitória anunciou nesta quinta-feira (2) a compra definitiva do volante João Pedro. A informação já havia sido adiantada pelo Bahia Notícias



O clube acertou a permanência do atleta, que emprestado pela Portuguesa Santista por R$ 250 mil. O contrato é válido até dezembro de 2024. O Vitória, agora detém 60% dos direitos econômicos do jogador.

 

João Pedro tem 22 anos e disputou 43 partidas pelo Vitória até o momento.

 

Nome completo: João Pedro Mendes Santos
Apelido: João Pedro
Posição: Volante
Data de nascimento: 03/09/1999 (22 anos)
Local de nascimento: São Paulo/SP
Altura: 1m85
Peso: 72 kg
Pé de preferência: direito

Bahia perde, se complica no Z-4 e Atlético-MG é campeão brasileiro após 50 anos

 


Diante de quase 30 mil torcedores, Bahia esteve muito perto de vencer o Atlético-MG, nesta quinta-feira (2), na Arena Fonte Nova, em jogo atrasado pela 32ª rodada da Série A do Brasileirão. No entanto, após abrir o placar de 2 a 0, o Esquadrão levou a virada e se complicou na luta contra o rebaixamento. Do lado do Galo, contudo, foi só festa. Sem possibilidades de ser alcançado por nenhum outro clube, o Atlético Mineiro é campeão brasileiro, 50 anos depois de seu primeiro título. 

Os gols do Bahia foram marcados por Luiz Otávio e Gilberto. Hulk, de pênalti, e Keno, duas vezes, viraram para o Galo. Com 40 pontos, o Bahia segue afundado no Z-4, com um jogo a menos em relação a todos os seus adversários diretos. A equipe treinada por Guto Ferreira só terá duas rodadas para sair dessa situação. 

 

O Bahia volta a campo no próximo domingo (5), às 16h, na Arena Fonte Nova, contra o Fluminense. Já o Galo comemorará o título brasileiro perto de sua torcida no mesmo domingo, contra o RB Bragantino, no Mineirão. 

 

O JOGO

A primeira chance foi do Galo, aos quatro minutos. Keno tabelou com Hulk e chutou

Compartilhe