Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

sábado, 22 de janeiro de 2022

SMS alerta para que as pessoas mantenham os cuidados contra Covid-19 na praia

 




Com a chegada da alta estação, o número de pessoas que têm ido às praias de Salvador também tem aumentado

Com o crescente número de casos de Covid-19 em todo o estado, atribuídos principalmente à variante Ômicron, a população precisa ficar em alerta e continuar tomando todas as medidas de segurança contra a proliferação do coronavírus. Com a chegada da alta estação, o número de pessoas que têm ido às praias de Salvador também tem aumentado, e com isso, é necessário redobrar a atenção com possíveis aglomerações.

A médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adielma Nizarala, ressalta sobre a importância de nesse momento as medidas de

segurança contra a transmissão do vírus serem seguidas. “Algumas medidas foram flexibilizadas, mas os cuidados de segurança que a própria população deve ter devem ser seguidos à risca”.

Adielma reforça que o recomendável é a escolha de praias menos movimentadas para que o indivíduo possa frequentar. Ainda que o ambiente de faixa de areia seja aberto, o cidadão deve continuar utilizando a sua máscara para combater a proliferação do vírus da Covid-19 pelo ar.

Para a médica, outro fator que também faz a diferença na ida à praia é referente à escolha do horário. Quem for ao período da manhã, entre 8h e 9h, encontrará uma praia mais tranquila, cenário bastante diferente de quem for ao período da tarde, quando pode encontrar praias cheias e aglomeradas.

A recomendação é que a população tenha bom senso para manter o distanciamento social, ainda que esteja em um ambiente aberto como praia. Adielma orienta um distanciamento de 1 metro para cada mesa ou cadeira colocada na faixa de areia.

O uso de máscara é indispensável na vida do cidadão para evitar o risco de transmissão ao vírus da Covid-19 e de outros vírus. A retirada só deve ser realizada no momento do banho do mar, lembrando que, ao voltar à areia, o cidadão deve recolocar a máscara no rosto, além de contar com o uso frequente do álcool em gel após exposições de objetos e/ou contatos com outras pessoas.

A máscara deve ser utilizada mesmo pelas pessoas que fazem atividades físicas na faixa de areia, como corridas, caminhadas e exercícios funcionais. Para as máscaras cirúrgicas — essas as mais recomendadas — a especialista orienta que a troca seja realizada a cada 4 horas.

Conscientização – Na praia de Amaralina, um dos locais bastante frequentados na orla de Salvador, o ambulante Nivaldo Ferreira trabalha conta que orienta sempre os clientes a continuarem seguindo os protocolos de segurança. “A praia é um ambiente livre, uns utilizam máscaras e infelizmente outros não, mas os meus clientes eu atendo de máscara e peço que eles utilizem também. Inclusive, eu tenho um frasco com álcool em gel e realizo a higienização das mãos deles”, relatou.

A dona de casa Rosana da Conceição, 49 anos, disse ter procurado o local durante os dias de semana. “Esse lado aqui é mais tranquilo, trouxe minha filha hoje e estamos usando máscara o tempo todo, só tiro para comer ou beber algo”.

Devidamente vacinado, o pintor Lazinho Silva, 53 anos, estava acompanhado da esposa e ressaltou a importância de a população continuar seguindo as medidas de segurança. “Não é porque estou em um ambiente aberto, que eu devo baixar a guarda para o vírus. Estamos vendo que os casos estão aumentando, então eu reconheço que preciso continuar fazendo minha parte evitando aglomerações, utilizando máscara e álcool em gel. Se tiver qualquer pessoa próxima a mim, tossindo, eu me afasto”, contou.


Fonte: Varela Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe