Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

sábado, 16 de julho de 2022

Justiça determina que prefeitura se manifeste por descumprimento de sentença sobre corte de salários

 


 De acordo com a representante sindical, é mais uma vitória da APLB e da categoria.

A APLB, sindicato que representa os professores da rede municipal em Feira de Santana, informou, nesta sexta-feira (15), que a 2ª Vara da Fazenda Pública do município determinou que, em um prazo de 10 dias, a prefeitura se manifeste acerca do descumprimento da decisão judicial

sobre os cortes salariais da categoria durante a pandemia.

Segundo a sentença, o poder executivo municipal pode ser sujeito de crime por descumprimento de decisão judicial.

De acordo com a APLB, a tese do governo municipal é de que a alteração de carga horária de 20h para 40h seriam horas-extras, bem como a gratificação de 20% dos profissionais que atuam nos distritos seria deslocamento, mas que essa informação foi rechaçada na sentença e acórdão proferido nos presentes autos.

“Desde 2020, todos sabem o que aconteceu em Feira de Santana em plena pandemia. Nós professores fomos surpreendidos com um corte de salário, em até 70% pelo prefeito Colbert, sem nenhuma justificativa. Entramos com uma ação na Justiça, com mandado de segurança, e saiu uma decisão favorável aos trabalhadores, mas ele não vem cumprindo. Entrou com recurso e perdeu. Tem um acordo que saiu agora dia 3 de fevereiro, mesmo assim ele não cumpre. Então nós solicitamos da Justiça o cumprimento das decisões judiciais, porque Colbert espalhou para toda a cidade que em plena pandemia a gente queria receber hora extra. Mas nunca foi hora extra, os professores trabalham 20 + 20 horas, em dois turnos, e nunca foi deslocamento, sendo que ele dizia que o sindicato exigia dele pagar deslocamento sem estar trabalhando. É uma gratificação que está na Lei 0194. E o prefeito desrespeita todas as leis”, afirmou a presidente do sindicato, Marlede Oliveira.

De acordo com a representante sindical, é mais uma vitória da APLB e da categoria. “Os professores estão passando dificuldades e adoeceram. Já dialogamos com a secretária Anaci Paim, mas ela não se sensibiliza. Os professores tiveram corte de salários em 2020 e agora estão recebendo os salários parcelados. E em junho agora, eles contaram os dias letivos, porque o calendário, que é aprovado pelo conselho oficial, tem o recesso junino, mas o recesso não é dos professores, é dos estudantes, e ele contou apenas 22 dias, como se a categoria fosse diarista”, destacou.


Fonte: Acorda cidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe