Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Caminhoneiros Farão Nova Greve: Verdade Ou Mentira? Posted By: AfonsoRenno

Hoje, o JORNAL DA REGIÃO vai abordar um tema que tem viralizado no WhatsApp, de que os caminhoneiros farão nova greve no próximo domingo (3). Mas será verdade?
Que atire a primeira pedra quem nunca recebeu aquelas insuportáveis correntes que circulam pelas redes sociais. Normalmente dizem no início ou final do texto algo parecido com: “repasse essa mensagem para seus amigos” ou então “compartilhe com x amigos”. Certo?
Hoje recebi diversas mensagens no WhatsApp dizendo o seguinte: “Líderes dos caminhoneiro em greve avisam que a categoria fará uma nova paralisação no domingo (3). Estoquem alimentos e combustíveis porque o Brasil vai parar“.
A continuação do texto ainda diz: “Líderes dos caminhoneiros avisam e pedem para todos cidadãos brasileiros estocarem alimentos em casa e encherem o tanque de seus veículos nos próximos três dias“.
Segundo o texto o motivo é simples: “O governo vetou as propostas feita pelo presidente Michel Temer e nova paralisação será feita“.
caminhoneiros farão nova greve 

Caminhoneiros farão nova greve: Verdade ou Mentira?

Depois do sufoco que muitas pessoas passaram diante dos dez dias da greve dos caminhoneiros, muita informação tem sido repassada. Mas será que haverá nova paralisação dos caminhoneiros no próximo domingo? Ao que tudo indica, não.
Isso porque as famosas fake news normalmente seguem um padrão, vejamos:
Possuem textos vagos, alarmistas e inúmeros erros de ortografia. Pedem também o compartilhamento da mensagem e não citam uma fonte concreta e confiável. Sendo assim, a mensagem que tem propagado no WhatsApp da nova paralisação dos caminhoneiros tem todos os indícios citados acima.
No decorrer da greve dos caminhoneiros, três lideranças realmente tomaram linha de frente, são elas: CNTA(Confederação Nacional dos Transportadores Autonômos), ABCAM (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) e UNICAM (União Nacional dos Caminhoneiros), e nenhuma dessas confirmou ou falou oficialmente sobre novas paralisações.
Outro ponto que desmente a tese da possível greve é de que os caminhoneiros obtiveram muitos dos seus pedidos atendidos. Embora alguns ainda estejam parados, a greve foi decretada como encerrada (as entidades grevistas parecem estar satisfeitas com o acordo). Nos sites oficiais, existe um pedido para que os caminhoneiros que estão sendo obrigados a permanecerem parados façam denúncias. Ou seja, essa mensagem que tem dito que os líderes dos caminhoneiros farão nova greve é falsa.

Compartilhe