Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Com novo projeto,Humildes cidade pode virar uma utopia

    Há mais de 70 anos que se cogita a possibilidade do distrito de Humildes em Feira de Santana em se tornar uma cidade.
  Entenda , quando Humildes em 1859 foi desmembrado de vila de São Gonçalo dos Campos e elevado a distrito de Feira de Santana todo o seu território foi delineado com a proposta de num futuro bem próximo se tornar uma cidade. Infelizmente não foi isso que aconteceu, em um dos seus primeiros movimentos que teve a frente os principais fazendeiros da época pró emancipação ainda na década de 40 o processo não avançou,nos anos de 90 mais uma vez voltou-se a tona essa possibilidade reunindo as principais lideranças da comunidade tendo a direção principal do líder comunitário a época  e depois eleito vereador Zé Nery que mesmo não tendo êxito naquele período lutou incansavelmente até esses últimos anos participando e promovendo vários seminários em prol desse objetivo, inclusive com viagens ao distrito federal participando de comissões e movimentos com a presença de grupos de vários estados do país .
   Entretanto agora , depois de dois vetos de proposta sobre emancipação de municípios no Brasil pelo governo Lula , Dilma e a dita vista grossa do governo Temmer o governo Bolsonaro jogou um balde de água fria nesse projetos,Humildes hoje conta com uma população de mais de 40 mil habitantes um comércio pujante e várias empresas em seu entorno territorial oficialmente registrado no mapa do estado.
Resultado de imagem para humildes feira de santana

Fonte: Folha de São Paulo

O governo federal quer reduzir o número de cidades existentes no país, ao propor ao Congresso uma regra que prevê a fusão de municípios.

De acordo com a proposta entregue nesta terça-feira, 05, pelo presidente Jair Bolsonaro aos parlamentares, municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo município vizinho.

Também serão criadas restrições para criação de novas cidades. A medida faz parte do pacote de medidas do governo para alterar a Constituição e tentar melhorar a situação das contas do setor público.

O governo não informou, até o momento, quantos entes seriam atingidos pela nova regra. O Brasil tem 1.254 municípios com menos de 5.000 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros (incluindo o Distrito Federal).

Três deles têm menos de 1.000 habitantes, de acordo com a última estimativa, de julho de 2019: Serra da Saudade (MG), com 781 pessoas; a paulista Borá, com 837; e Araguainha (MT), com 935.

Na semana passada, a federação das indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou estudo que mostra que uma em cada três cidades brasileiras não possui arrecadação própria suficiente para bancar sua estrutura administrativa (prefeitura e Câmara de Vereadores).

Isso representa 1.856 cidades de um total de 5.337 que entregaram seus dados ao Tesouro Nacional em 2018.



FONTE Folha de S.Paulo

Compartilhe