Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Ainda alegando fraude em resultado, Trump promete "transição ordenada" de poder

 


Após um dos dias mais tensos da História dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump nalmente reconheceu que irá deixar a Casa Branca no dia 20 de janeiro, prometendo realizar uma transição de poder ordenada para o presidente Joe Biden. O anúncio, via comunicado, veio horas após o Congresso certicar a vitória de Biden , a última etapa antes da posse.

 Por mais que isso represente o m do melhor primeiro mandato da História presidencial, é apenas o início da nossa luta para Fazer a América Grande Novamente”.

A fala do  presidente , que se recusa a reconhecer sua derrota, vem um dia após seus apoiadores invadirem o Capitólio , provocando a paralisação temporária da  sessão do Congresso para contar os votos do Colégio Eleitoral que acabaram por certicar a vitória de Biden. Segundo a polícia da capital, ao menos quatro pessoas morreram — uma mulher baleada e

outras três, por emergências médicas não explicitadas — após extremistas destruírem destruírem móveis, equipamentos e obrigarem os congressistas a interromper suas atividades. Washington declarou toque de recolher até o dia 21.

Trump havia discursado antes da invasão ao Capitólio para seus apoiadores por mais de uma hora armando que “jamais” reconheceria sua derrota e pressionando os congressistas a ignorar os votos legais. Em um vídeo após o incidente, o 

Segundo diversos veículos da imprensa americana, integrantes do próprio governo questionam se Trump teria condições de continuar a governar depois do que foi visto ontem em Washington. Alguns integrantes de seu Gabinete, segundo fontes dentro do Partido Republicano, teriam realizado conversas preliminares para removê-lo do poder por meio da 25ª emenda . Raticada em 1967, a medida cria um mecanismo legal para a continuidade do poder quando um presidente morrer ou estiver incapacitado de governar. Seu artigo 4º, nunca utlizado até hoje, estabelece regras para quando o presidente estiver incapacitado de “ocupar os poderes e realizar as funções” de seu cargo. Em uma nota conjunta, todos os democratas da Comissão de Justiça da Câmara zeram um apelo para que o vice-presidente, Mike Pence, ative a cláusula, armando que Trump "não está mentalmente são e continua incapaz de processar e aceitar o resultado da eleição" para além de ter demonstrado repetidas vezes ser incapaz de proteger a democracia".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe