Publicidade

Publicidade

Rádio Web Humildes online

....Últimas notícias

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Filas nos postos: Secretaria de Saúde estuda estratégia para melhorar situação

A informação é da secretária Denise Mascarenhas, em resposta a reclamações de moradores.

Filas nos postos: Secretaria de Saúde estuda estratégia para melhorar situação
Foto: Paulo José / Acorda Cidade
“A Secretaria de Saúde de Feira de Santana está buscando soluções para o problema de carência de médicos em algumas especialidades, o que reduz a capacidade de atendimento, especialmente em consultas, na rede municipal”.

A informação é da secretária Denise Mascarenhas, em resposta a reclamações de moradores feitas ao “Acorda Cidade” na matéria “Posto de saúde tem poucas vagas e filas até de madrugada”.

“Temos uma estratégia em estudo e acredito que em breve estaremos minimizando esse quadro”, diz a secret
ária. Ela pede a compreensão da comunidade para o problema, que é nacional. “A insuficiência de médicos em algumas especialidades é algo que atinge a todos os municípios, infelizmente. Aqui, empreendemos esforços para diminuir a carência. Existe especialidade que, na Bahia, conta com somente 18 profissionais para todo o Estado”, observa.

“A contratação de especialidades médicas é um drama enfrentado no cenário nacional há bastante tempo. Por esta razão a quantidade de pessoas que procuram por estas especialidades acaba sendo maior do que o número de vagas ofertadas”, confirma o diretor de Atenção à Saúde, Luiz Falcão.

Ele explica que para assegurar uma melhor assistência a população, pacientes acompanhados nas unidades de saúde com solicitações médicas para avaliação de urgência, assim como no caso de idosos, crianças e gestantes, são encaminhados de forma prioritária para as diversas especialidades.

A Prefeitura, diz a secretária, tem realizado investimentos elevados na rede municipal, mas a dificuldade para encontrar profissionais médicos especialistas dispostos a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) acaba “comprometendo a nossa luta pela redução de tempo de espera por consultas que são disponibilizadas através de cotas pelos prestadores de serviço”.

Acerca das filas encontradas em algumas unidades, a exemplo da localizada no Ecassa, no bairro Capuchinhos, mencionada na matéria, a secretária diz que as pessoas devem evitar chegar muito cedo pois isto não vai resolver o problema. O funcionamento das unidades começa às 7h e é esse o horário recomendado para chegar ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe